Terça-Feira

Derivada primeiramente a partir da locução latina martis dies e posteriormente modificada pela liturgia católica, a terça-feira é considerada a segunda data útil da semana, embora esteja etimologicamente relacionada à posição ordinal de “terceira” ou “terceiro lugar”.

Uma terça-feira em específico tem um peso bastante influente na história de dois países falantes da língua portuguesa. Trata-se do dia 25 de Agosto de 1914, quando Moçambique, que ainda à época era uma colônia de Portugal, recebeu um ataque de fronteira dos alemães por conta da Primeira Guerra Mundial.

Tuesday

Terça-feira em Inglês

Em muitas culturas que possuem a língua inglesa como oficial – Inglaterra e Austrália, por exemplo – é comemorada a shrove tuesday, também conhecida como “terça da panqueca”, pois é costumeira a confecção e a refeição deste prato nesta data. Isto se deu como uma tradição advinda do catolicismo e ocorre toda terça-feira que antecede a quarta-feira-de-cinzas.

Martes

Terça-feira em Espanhol

Foi em uma terça-feira, 1º de março de 1870, que o Paraguai finalmente viu acabar uma longa em sangrenta guerra por questões territoriais contra Brasil, Argentina e Uruguai, a tão conhecida Guerra do Paraguai. Embora martes esteja tradicionalmente ligada ao deus romano das batalhas, o povo paraguaio ficou marcado pela paz que foi obtida nesta data.

Mardi

Terça-feira em Francês

Para os franceses há uma terça-feira que é bastante celebrada por conta de sua imensurável importância histórica, ela ocorreu em 14 de julho de 1789 e ficou para sempre conhecida como “Tomada da Bastilha” ou “Queda da Bastilha”. Esta relevante data marcou um episódio central da Revolução Francesa, tornando-se um ícone da República que estaria por vir.

Martedi

Terça-feira em Italiano

A “Queda de Constatinopla” foi um dos episódios mais importante na história da Itália, apesar de sua distância temporal em relação aos dias de hoje, marcando a destruição do Império Romano do Oriente pelo Império Otomano. Este fato ocorreu em 29 de maio de 1453, uma terça-feira.

Dienstag

Terça-feira em Alemão

O último dia de carnaval na Alemanha é chamado de Fastnachtsdienstag, que também pode ser interpretado como “terça-feira gorda”, pois simboliza o acúmulo de alegrias e excessos ocorridos durante o período festivo, apontando para a necessidade de se esvaziar deste “aumento” através de atividades leves e geralmente relacionadas à fé.

火曜日

Terça-feira em Japonês

No dia 11 de fevereiro de 1873, uma terça-feira, que o povo japonês comemorou pela primeira vez uma de suas festividades mais importantes, o Dia da Fundação Nacional do Japão, que celebra a linha imperial do imperador Jimmu. Sua constituição enquanto feriado se deu a partir do momento em que o país passou a utilizar o calendário gregoriano ao invés do lunar.

Dies Martis

Terça-feira em Latim

Este dia da semana foi concebido pelos romanos antigos como um espaço cronológico para prestar louvações pagãs ao deus Marte, que era correspondente ao Ares grego. Aqueles que nele acreditavam atribuíam-lhe o sucesso obtido nas guerras e batalhas, bem como a fertilidade, a fartura nas colheitas e a prosperidade financeira.

יום שלישי

Terça-feira em Hebraico

Shmuel Yosef Agnon, um dos maiores escritores de Israel e da língua hebraica como um todo, nasceu em uma terça-feira: 17 de julho de 1888. Foi o primeiro autor de seu país a receber a condecoração máxima da literatura, o Prêmio Nobel, no ano de 1966, portanto, é possível notar que sua produção obteve grande repercussão, elevando seu idioma aos olhos do mundo.

вторник

Terça-feira em Russo

A terça-feira que foi datada em 18 de janeiro de 1825 representa muito para a cultura russa, pois é neste dia que o Teatro Bolshoi foi inaugurado na cidade de Moscou. Foi nesta casa de espetáculos que nasceu uma das vertentes de balé mais tradicionais do mundo, o Balé Bolshoi.

Tirsdag

Terça-feira em Holandês

A história dos Países-Baixos está muito relacionada a uma terça-feira em específico; ela ocorreu em 7 de dezembro de 1667, quando nasceu Luísa Henriqueta, que foi uma condessa de Nassau. Ela era filha de Frederico Henrique de Orange e mãe de Frederico I da Prússia.

τρίτι

Terça-feira em Grego

Este dia da semana para o povo grego tem um significado peculiar quando calha de ocorrer no dia 13 de algum mês. Isto se dá porque na Grécia, assim como acontece com a sexta-feira no Brasil, interpreta-se esta combinação de datas como um sinal de azar. O que torna o fato mais estranho é que o número 13 neste país geralmente traz sorte, mas se combinado a uma terça-feira a interpretação acaba sendo outra.

星期二

Terça-feira em Chinês

Um dos fatos históricos da China moderna que são mais relembrados até os tempos atuais é Grande Marcha, ocorrida entre 16 de outro de 1934 – um terça-feira – e 20 de outubro do ano seguinte.

Tisdag

Terça-feira em Sueco

Um dos artistas suecos de maior renome internacional, o escritor Henning Mankel, que foi o responsável por criar o famoso personagen Kurt Wallander, um inspector policial muito carismático, nasceu em uma terça-feira, no dia 3 de fevereiro de 1948.

วันอังคาร

Terça-feira em Tailandês

Marcado negativamente na história contemporânea da Tailândia por estar envolvido em diversos escândalos relacionados à corrupção, o primeiro-ministro Thaksin Shinawatra nasceu em uma terça-feira; mais precisamente em 26 de julho de 1949.