Dias da Semana em Tailandês

A língua tailandesa denomina suas datas semanais a partir do prefixo -wan, que aparece em todos os títulos, com exceção de sábado. Além disso, todos os dias da semana estão relacionados a uma cor e a um planeta, fazendo referência à mitologia romana, assim como acontece nas línguas neo-latinas, e também aos mitos hindus.

จันทร์

Segunda-feira em Tailandês

A segunda-feira na língua tailandesa está ligada à cor amarela e relacionada à deusa Lua dos romanos, que está associada à fertilidade.

วันอังคาร

Terça-feira em Tailandês

Além de fazer referência ao rosa, este dia da semana está ligado ao Marte do panteão romano, também conhecido como “o deus da guerra”.

วันพุธ

Quarta-feira em Tailandês

O idioma tailandês compreender a quarta-feira a partir de sua ligação com Mercúrio, a divindade ligada às comunicações e às ciências, e com a coloração verde.

วันพฤหัสบดี

Quinta-feira em Tailandês

Este dia da semana está culturalmente ligado à cor laranja, sendo também associado a Júpiter, divindade superior dos pagãos romanos.

วันศุกร์

Sexta-feira em Tailandês

Também conhecido como “dia do azul claro”, esta data da semana é associada à deusa romana das artes: Vênus.

วันเสาร์

Sábado em Tailandês

Assim como ocorre em diversas línguas, o deus pagão ligado a este dia da semana é Saturno. Além disso, há uma forte identificação com a cor roxa.

วันอาทิตย์

Domingo em Tailandês

O domingo no tailandês está associado com a coloração vermelha, que remete às ações e à coragem, virtudes que por sua vez estão presentes no Sol, deus romano que designa este dia da semana em várias culturas.