Dias da Semana em Sueco

A língua sueca, assim como a holandesa, utiliza a terminação -dag, que significa “dia”, ao fim de todos os nomes. Sua origem linguística está fundamentada no germânico arcaico, fazendo com que os dias da semana façam referência às divindades da mitologia nórdica.

Måndag

Segunda-feira em Sueco

A segunda-feira neste idioma significa “dia da lua” pois tem sua origem vinda da palavra måne, que pode ser traduzida diretamente por “lua”.

Tisdag

Terça-feira em Sueco

A origem deste dia da semana na língua sueca está relacionada a Tyr, que é o deus da guerra para os nórdicos. Portanto, seu significado é “dia de Tyr”.

Onsdag

Quarta-feira em Sueco

Significa “dia de Odin” em referência ao deus supremo da sabedoria, pois a palavra Ons é o mesmo que “Odin”.

Torsdag

Quinta-feira em Sueco

Este dia da semana no idioma sueco surgiu como uma homenagem ao deus do trovão, Thor. Por conta disso, sua tradução, através do vocábulo Tors, pode ser entendida como “o dia de Thor”.

Fredag

Sexta-feira em Sueco

O significado da sexta-feira na língua sueca é “dia de Freyja” e pode ser compreendido a partir do prefixo Fre, que faz referência à divindade nórdica da beleza.

Lördag

Sábado em Sueco

Devido a um costume cristão na antiguidade, o significado do sábado no idioma sueco é “dia do banho”.

Söndag

Domingo em Sueco

Assim como ocorre em diversas línguas, o domingo significa “dia do sol” como uma forma que os nórdicos pagãos encontraram para reverenciar o deus que eles consideravam como a divindade da vida e da saúde.