Segunda-Feira

A origem desta denominação na língua portuguesa está relaciona à liturgia católica, responsável por determinar que os dias, com exceção de sábado e domingo, seriam dispostos de maneira ordinal, ao passo que a composição com “feira” advém do latim feria, que significa “descanso”.

Apesar deste sentido para os antigos, cabe notar que atualmente a segunda-feira ganhou uma conotação bem distinta nos dias atuais, tanto na sociedade brasileira quanto na portuguesa, pois ela marca o início da semana tida como útil, reiniciando as atividades de trabalho na maioria das profissões. Este dado acabou marcando a data como a espécie de parte indesejada da sucessão semanal.

Monday

Segunda-feira em Inglês

Dentro da língua inglesa esta parte da semana ganhou a alcunha de Black Monday para se referir a certas segundas-feiras com acontecimentos históricos que podem ser classificados como infelizes ou trágicos. Um exemplo deste tipo de fato se deu na Irlanda, mais precisamente em Dublin, no ano de 1209, quando diversos colonos foram mortos.

Lunes

Segunda-feira em Espanhol

Em diversos países que possuem o idioma espanhol como o oficial a segunda-feira é marcada como primeiro dia oficial de feriado do carnaval. Na Argentina, especificamente, ainda há uma outra data bastante comemorativa que sempre ocorre na terceira lunes do mês de Agosto para celebrar o general San Martín, um dos heróis nacionais.

Lundi

Segunda-feira em Francês

Há uma segunda-feira no país francês que recebe bastante atenção por conta de seu caráter comemorativo e religioso, trata-se da Lundi de Pâques, que também pode ser entendida como o dia que se sucede após a Páscoa e marca o fim de todo um ciclo para os cristãos.

Lunedi

Segunda-feira em Italiano

Tradicionalmente, o comércio na Itália fica fechado pela segunda de manhã, abrindo apenas no período da tarde. Nos tempos mais atuais os comerciantes e outros prestadores de serviço passaram a adotar horários mais flexíveis, mudando um pouco este quadro.

Montag

Segunda-feira em Alemão

A Alemanha, embora seja mundialmente reconhecida por sua extrema eficiência na produção de novas tecnologias, também apresenta algumas regalias para os seus trabalhadores. Um exemplo disto é a Blauer Montag, que pode ser traduzida como “segunda-feira azul”, uma espécie de tendência moderna seguida por empresas de diversos ramos que consiste em diminuir a carga de trabalho no início da semana.

月曜日

Segunda-feira em Japonês

Uma tradição bastante comum entre os japoneses é pedir sorte econômica na primeira segunda-feira do ano. Para tal, os trabalhadores se reúnem em Tóquio, a capital do Japão, para atirar moedas em poço de um santuário, além de escreverem mensagens de bom ano que são sobrepostas umas às outras.

Dies Lunae

Segunda-feira em Latim

A origem desta denominação no latim é por conta dos cultos pagãos prestados à deusa Luna, uma espécie de encarnação da própria lua. Alguns acreditam que ela tivesse outros nomes como Juno ou Diana, embora os próprios romanos as classificassem como divindades distintas.

יום שני

Segunda-feira em Hebraico

Diferentemente do que acontece em outros países, a segunda-feira para os falantes de hebraico em Israel não tem a conotação negativa de retorno ao trabalho. Isto acaba ocorrendo porque, em virtude do judaismo, a scheni não é tradicionalmente o primeiro dia de trabalho da semana.

Понедельник

Segunda-feira em Russo

Foi em uma segunda-feira, dia 14 de abril de 1930, que faleceu um dos grandes nomes da vanguarda artística russa, o poeta Vladimir Maiakovski. Sua arte foi responsável por representar diversos ideais da Revolução Russa, além de impactar a produção literária mundial como um todo.

Maandag

Segunda-feira em Holandês

Uma das datas comemorativas mais celebradas na Holanda é o Koningsdag, que pode ser traduzido como “Dia do Rei”, uma festividade que homenageia a família real neerlandesa. Acontece que, a princípio, este dia se chamava Prinsessedag e visava prestar honras à princesa, sendo instaurado em 31 de agosto de 1885, uma segunda-feira.

Δευτέρα

Segunda-feira em Grego

Comemorado anualmente em 28 de outubro pela Grécia e outras comunidade gregas como o Chipre, o “Dia do Não” marca a recusa feita primeiro-ministro Ioannis Metaxas ao ultimato feito pelo ditador italiano Benito Mussolini durante a Segunda Guerra Mundial, fato ocorrido em uma segunda-feira, nesta mesma data, no ano de 1940.

星期一

Segunda-feira em Chinês

Popularmente reconhecida como a data do trabalho, a segunda-feira é fundamental para os chineses, pois ele constituem a maior economia do mundo através de sua numerosa população.

Måndag

Segunda-feira em Sueco

Na segunda-feira, 22 de janeiro de 1849, nasceu aquele que até hoje é um dos grandes expoentes da literatura sueca, o escritor August Strindberg. Considerado um dos pais do teatro moderno ao lado de Herik Ibsen, ele também produziu contos e romances.

จันทร์

Segunda-feira em Tailandês

A Tailândia conta com uma maneira bastante peculiar para pensar seu calendário: por cores. Cada dia está associado a uma cor; a segunda-feira, no caso, está relacionada ao amarelo.