Dias da Semana em Russo

Os nomes atribuídos às datas dentro da semana na língua russa não seguem um padrão que pode ser visto em outros idiomas. Ainda assim, cada um possui um significado próprio, de modo que os dias da semana fazem uma conexão de traduções que relembra outras culturas.

Понедельник

Segunda-feira em Russo

A segunda-feira na língua russa faz uma menção ao domingo, pois significa “o dia depois do descanço” ou ainda “a data depois do dia de não fazer nada”.

вторник

Terça-feira em Russo

Assim como acontece em idiomas como o português e o hebraico, este dia tem sua interpretação baseada na ordem com a qual está posto na semana. No caso do russo, significa “segundo”.

Среда

Quarta-feira em Russo

Na língua russa a quarta-feira relembra o significado deste dia da semana no alemão, pois quer dizer “aquele que está no meio” ou ainda “do meio”.

четверг

Quinta-feira em Russo

A origem deste dia da semana no idioma russo aponta para a tradução de “quarto”, gerando assim o sentido de “quarto dia”.

Пятница

Sexta-feira em Russo

A sexta-feira na língua russa está bastante vinculada ao vocábulo pyatyy, que significa “o quinto na ordem”, ou seja, seu significado é “quinto dia da semana”.

Суббота

Sábado em Russo

Diferentemente de todos os outros dias, o sábado no hebreu tem sua origem procedente da própria palavra shabat, que quer dizer “descanso”, “repouso” ou ainda “inatividade”.

воскресенье

Domingo em Russo

A palavra rishon traduzida da língua hebraica para o português é compreendida como “primeiro lugar”, portanto, este dia da semana significa “o primeiro dia”.