Dias da Semana em Latim

Dentro da língua latina, o conjunto de nomes dado aos dias da semana está relacionado ao culto dos romanos para os deuses pagãos, pois os antigos acreditavam que cada período de tempo deveria ser dedicado a uma divindade específica, de acordo com as atividades mais propícias para serem realizadas naquele dia da semana.

Dies Lunae

Segunda-feira em Latim

O significado deste dia da semana é “dia da lua”, pois as palavras que o formam podem ser traduzidas como “dia” e “lua”, respectivamente.

Dies Martis

Terça-feira em Latim

Também compreendida como “o dia feito para Marte”, a terça-feira dentro da língua latina era uma forma de homenagear Marte, o deus da guerra.

Dies Mercuri

Quarta-feira em Latim

A tradução direta deste nome em latim para a quarta-feira é “dia dedicado a Mercúrio”, considerado o mais inteligente e ágil entre os deuses romanos.

Dies Jovis

Quinta-feira em Latim

À referência feita por este dia da semana remete à Júpiter por conta do termo Jovis; além disto, a palavra dies pode ser compreendida como uma variação de “dia”, originando assim o significado “dia de Júpiter”.

Dies Veneris

Sexta-feira em Latim

A palavra Veneris no português pode ser entendida como “Vênus”, que por sua vez é a deusa romana da paixão; deste modo, este dia da semana significa “dia de Vênus”.

Dies Saturni

Sábado em Latim

O sábado no latim é uma homenagem feita ao deus da agricultura, Saturno. Portanto, sua leitura na língua portuguesa significa “o dia de Saturno”.

Dies Solis

Domingo em Latim

Para a língua latina o domingo era uma forma de prestar reverência ao deus Sol, pois ele era responsável pela vida e pela saúde humana. Sendo assim, Dies Solis pode ser interpretado como “dia para o Sol”.