Dias da Semana em Japonês

A formação do nome das datas semanais da língua japonesa tem como marca a terminação -youbi, que quer dizer “dia”, semelhante ao “feira” do português. Este idioma também dispõe de cinco sistemas diferentes de escrita, cada um usado para finalidades distintas, sendo que os dias da semana podem aparecer em, no mínimo, três deles.

月曜日

Segunda-feira em Japonês

Seu significado mais direto é “dia da lua”, embora o vocábulo getsu também possa ser traduzido como “mês”.

火曜日

Terça-feira em Japonês

Pode ser compreendido como “dia do fogo”, cuja origem está no elemento da natureza associado ao instinto e à intuição. O vocábulo ka pode ser interpretado como a preposição “ou”.

水曜日

Quarta-feira em Japonês

A palavra que dá nome a este dia da semana na língua da semana é formada pelo vocábulo sui, que quer dizer “água”, e pela terminação padrão youbi, gerando assim o significado “dia da água”.

木曜日

Quinta-feira em Japonês

Significa “dia da árvore”, em referência à madeira, elemento natural bastante relevante para a cultura oriental como um todo. O vocábulo moku, que pode ser traduzido como “árvore” que dá origem a esta interpretação.

金曜日

Sexta-feira em Japonês

Por conta da presença da palavra kin, que significa “ouro”, este dia da semana em japonês pode ser traduzido como “dia do ouro”.

土曜日

Sábado em Japonês

O sábado na língua japonesa tem sua origem derivada a partir da palavra do, que significa “terra” ou “solo”. Sendo assim, este dia da semana remete ao elemento natural que está ligado à estabilidade e à ferilidade.

日曜日

Domingo em Japonês

Este dia da semana significa “dia do sol”, pois a palavra que lhe deu origem, nichi, significa “claro” ou “diurno”. Além disso, cabe notar que o sol é um símbolo bastante forte para a cultura japonesa.