Dias da Semana em Italiano

Na língua italiana os dias da semana são originadas a partir das expressões que os romanos antigos utilizavam para designar os períodos equivalentes a um dia, de acordo com os planetas que regiam a crença pagã na mitologia daqueles povos. Com a difusão do cristianismo no Ocidente, as datas do fim de semana – sábado e domingo – herdaram a tradição eclesiástica dos católicos.

Lunedì

Segunda-feira em Italiano

A língua italiana apresenta a segunda-feira a partir da raiz latina original: dies lunes. Anteriormente, a expressão utilizada para se referir a esta data era el giorno della luna, que pode ser traduzido como “o dia da lua”.

Martedì

Terça-feira em Italiano

Segundo os antigos, este dia é propício para o cultivo da agricultura, já que era o martis dies ou “dia de Marte”.

Mercoledì

Quarta-feira em Italiano

Relacionado aos negócios e às viagens, Mercúrio, o deus romano que intitulou este dia, também está presente na mitologia grega através de seu correspondente Hermes. Sua origem etimológica vem do latim dies mercuri – “ dia de Mercúrio”.

Giovedì

Quinta-feira em Italiano

É originado a partir da expresão latina jovis dies, que na língua italiana se tornou il giorno di Giove, também traduzido como “o dia de Júpiter”.

Venerdì

Sexta-feira em Italiano

Costumeiramente relacionado a Venus, deusa romana das artes, este dia possui sua origem linguística na expressão veneris dies.

Sabato

Sábado em Italiano

Bastante ligado à locução católica sabbati dies, este dia está historicamente relacionado com a sétima etapa da criação, quando Deus descansa após construir o mundo.

Domenica

Domingo em Italiano

A origem do nome deste dia vem do latim dominica dies, que pode ser entedido como “Dia do Senhor” ou ainda como “Dia de Deus”.