Dias da Semana em Inglês

Na língua inglesa a nomenclatura dada aos dias da semana vem das mitologias pagãs presentes nas culturas romana e germânica, e tem como marca a terminação -day em todas as denominações.

É possível notar neste idioma um misto de origens bastante rico em referências a deuses escandinavos e à astrologia egípcia, tendo o inglês arcaico ou Old English como sua principal raiz linguística.

Monday

Segunda-feira em Inglês

Esta denominação significa “dia da lua”, pois foi originada a partir do vocábulo mōnandæg, presente na forma arcaica do idioma inglês.

Tuesday

Terça-feira em Inglês

Este dia pode ser interpretado como uma referência a Tiw, que foi um deus presente na mitologia norueguesa e germânica, divindade que representava a guerra e as ações. Sua forma etimológica primitiva era tiwesdæg.

Wednesday

Quarta-feira em Inglês

Este nome surgiu da expressão Woden´s Day que remete à forma primitiva wōdnesdæg, que pode ser interpretada como “Dia de Odin”, fazendo referência à divindade mais importante dos mitos anglo-saxões.

Thursday

Quinta-feira em Inglês

A língua inglesa concebeu este título a partir da forma antiga Þūnresdæg, que está associada ao deus nórdico Thor, bastante presente no paganismo germânico.

Friday

Sexta-feira em Inglês

O nome deste dia derivou da locução Freya´s Day, que quer dizer “dia de Frige”, a deusa da beleza e do amor na mitologia nórdica. Sua origem etimológica vem da palavra germânica frigedæg.

Saturday

Sábado em Inglês

Esta é a única referência direta no idioma inglês a uma divindade do panteão greco-romano: Saturno. Sendo assim, também pode ser interpretado como “dia da agricultura”, que na língua primitiva era representado pela palavra sæturnesdæg.

Sunday

Domingo em Inglês

Trata-se de uma derivação da palavra sunnandæg, ao passo que sua composição atual é uma junção das palavras sun, que pode ser traduzida como “sol”, e day, cujo significado é “dia”, gerando assim o significado “dia do sol”.