Dias da Semana em Holandês

Assim como o inglês e o alemão, o idioma holandês ou neerlandês é uma língua germânica e, como tal, tem na mitologia nórdica grande parte da origem dos nomes de seus dias da semana. Como padrão ao fim de todos os títulos aparece a terminação -dag, que significa “dia”.

Maandag

Segunda-feira em Holandês

Sua origem é proveniente do palavra arcaica mōnandæg, que significa, em tradução direta, “dia da lua”.

Dinsdag

Terça-feira em Holandês

A composição linguística deste dia da semana está relacionada ao deus nórdico Tyr, frequentemente relacionado à glória e às vitórias. Sua raiz vem da palavra tiwesdæg, que significa “dia de Tyr”.

Woensdag

Quarta-feira em Holandês

O título da quarta-feira dentro do idioma holandês é resultante da forma primitiva wōdnesdæg, que significa “dia de Odin”, em referência ao deus da sabedoria.

Donderdag

Quinta-feira em Holandês

O significado deste dia da semana na língua holandesa está baseado na palavra Þūnresdæg, que quer dizer “dia de Thor”, representando o deus da força para os nórdicos.

Vrijdag

Sexta-feira em Holandês

O nome da sexta-feira no holandês pode ser compreendido como “ o dia de Vrij”, pois está relacionado à palavra germânica vrijdæg, que por sua vez está relacionada à Frigga, deusa da união.

Zaterdag

Sábado em Holandês

Título derivado da palavra zætersdæg, cuja referência está ligada ao deus Saturno dos romanos pagãos. Sendo assim, seu sentido é “dia de Saturno”.

Zondag

Domingo em Holandês

A palavra zon da língua holandesa pode ser traduzida como “sol” para a portuguesa, gerando o significado “dia do Sol”. A origem etimológica está na palavra zonndæg.