Dias da Semana em Hebraico

Na língua hebraica a nomenclatura utilizada para determinar suas datas semanais segue uma lógica semelhante a que aparece no português. Isto porque os dias da semana, com exceção do sábado, são todos precedidos da palavra iôm ou yom, que quer dizer justamente “dia”, e depois listados de acordo com sua ordem dentro da semana.

יום שני

Segunda-feira em Hebraico

O hebraico apresenta a segunda-feira feira pelo significado “segundo dia”, pois a palavra sheni tem o sentido de “segundo lugar” ou “segundo na ordem”.

יום שלישי

Terça-feira em Hebraico

O significado deste dia da semana é originado a partir da interpretação da palavra shlishi, que significa “o terceiro” em hebreu, gerando assim a tradução “terceiro dia”.

יום רביעי

Quarta-feira em Hebraico

A quarta-feira nesta língua é o resultado da junção ocorrida entre as palavras yom, que significa “dia da semana”, e revi´i, traduzida como “quarto”.

יום חמישי

Quinta-feira em Hebraico

O idioma hebreu apresenta a quinta-feira pelo significa “quinto dia da semana”. Isto acontece por conta do significado de hamishi, que é compreendido no português como “o quinto”.

יום שישי

Sexta-feira em Hebraico

A origem deste nome está no sentido da palavra shishi, que quer dizer “sexta”, por isso o significado deste título é “sexto dia da semana”.

שבת

Sábado em Hebraico

Diferentemente de todos os outros dias, o sábado no hebreu tem sua origem procedente da própria palavra shabat, que quer dizer “descanso”, “repouso” ou ainda “inatividade”.

יום ראשון

Domingo em Hebraico

A palavra rishon traduzida da língua hebraica para o português é compreendida como “primeiro lugar”, portanto, este dia da semana significa “o primeiro dia”.