Dias da Semana em Francês

Assim como ocorre nos outros idiomas derivados do latim – com exceção do português – a língua francesa nomeia os dias da semana de acordo com os deuses romanos, que eram homenageados por seus fieis através do culto pagão realizado periodicamente; ou seja, cada dia representa uma destas divindades.

Lundi

Segunda-feira em Francês

Também conhecido como lunaes dies no idioma de origem, o francês o concebeu como jour de la lune, que pode ser traduzido como “dia da Lua”.

Mardi

Terça-feira em Francês

O nome deste dia da semana vem da forma latina martis dies, que ao passar para a língua francesa se tornou o “dia de Marte”, em referência ao deus romano da guerra e das vegetações.

Mercredi

Quarta-feira em Francês

Esta data contém uma alusão a Mercúrio, que era tido pela mitologia romana como o deus responsável pelas invenções e pela medicina, originando a raiz etimológica mercuri dies.

Jeudi

Quinta-feira em Francês

Referenciado como jour de Jupiter – “dia de Júpiter” – dentro do idioma francês, esta data é uma derivação proveniente do latim jovis dies.

Vendredi

Sexta-feira em Francês

Originado a partir da expressão latina veneris dies, que era uma forma de nomear a parte da semana dedicada à deusa do amor: Venus.

Samedi

Sábado em Francês

Na língua francesa o sábado é nomeado como Samedi por conta da raiz sabbati dies. Neste caso, a referência diz respeito tanto ao culto pagão feito para Saturno quanto o sabbath sagrado dos judeus.

Dimanche

Domingo em Francês

O francês apresenta dois origens possíveis para a nomenclatura atribuída ao seu domingo, ambas advindas da língua latina: dies solis e dies dominica.