Dias da Semana em Espanhol

O conjunto de nomes adotado pela língua espanhola a fim de designar os dias da semana é exatamente igual aos títulos dados aos planetas do sistema solar neste idioma, por conta da origem latina e pagã que está presente na raiz do idioma espanhol, com exceção ao Sábado e Domingo, herdados da tradição católica.

Lunes

Segunda-feira em Espanhol

Este dia está relacionado à expressão dies lunes utilizada no latim para nomear o “dia da lua”. Há também uma forte semelhança com a palavra luna, que significa “lua” na língua espanhola.

Martes

Terça-feira em Espanhol

Dentro do idioma espanhol Martes significa “o dia dedicado à Marte”, que por sua vez é uma derivação que veio da locução latina dies martes, já que homenageava o deus das batalhas.

Miércoles

Quarta-feira em Espanhol

Esta data também pode ser interpretada como “consagração à Mercúrio”, pois sua raiz vem de dies mercuri, relacionado aos cultos romanos para o deus da palavra.

Jueves

Quinta-feira em Espanhol

A língua espanhola concebeu este segmento da semana como uma representação do ioves dies latino, que dedicava a quinta-feira ao deus Júpiter.

Viernes

Sexta-feira em Espanhol

Também chamada de “dia de Vênus”, a sexta-feira no idioma espanhol é proveniente daquilo que os romanos chamavam de veneris dies. É a parte da semana dedicada a deusa da beleza.

Sábado

Sábado em Espanhol

Foi gerado a partir da expressão saturni dies, cuja tradução é “dia feito para Satuno”, a divindade que regia o tempo e a agricultura.

Domingo

Domingo em Espanhol

Sua linhagem etimológica aponta para o sentido de “dia do Sol” através da forma original dies solis, denominação utilizada para nomear o culto ao deus da vida.