Domingo

Sua origem etimológica na língua portuguesa é proveniente da palavra latina Dominicus, que significa “dia do Senhor” ou “dia do descanso”, relacionando-o assim às atividades contemplativas e às práticas religiosas.

É o primeiro dia da semana, embora seja considerado na prática por muitos como o segundo dia do final de semana; sendo assim, esta é a data semanal no Brasil e no mundo onde a maioria das pessoas estão de folga. Alguns feriados rotativos como o Dia das Mães ou dos Pais são programados para sempre serem comemorados em um Domingo.

Sunday

Domingo em Inglês

Está historicamente ligado aos cultos que os romanos antigos faziam ao deus Sol e foi trazido para o inglês com a significação inicial de “dia iluminado”. Curiosamente, tanto na Inglaterra, quanto nos Estados Unidos e na Austrália, os programas televisivos matinais deste dia costumam a ser no formato de entrevistas descontraídas.

Domingo

Domingo em Espanhol

Todos os países que adotam a língua espanhola como oficial contam com o Domingo enquanto descanso semanal, sendo que ele também é escolhido para representar comemorações religiosas bastante tradicionais como o Domingo de Ramos ou o de Pentecostés. Seu uso ainda pode ser notado como nome próprio, principalmente na Espanha.

Dimanche

Domingo em Francês

O uso desta denominação pelos falantes do francês está associado ao viés histórico de descanso e repouso ao qual este dia está ligado; por conta disso, na França, todas as eleições, seja qual for a instância em questão, ocorrem neste momento da semana para que todos estejam aptos a votar. Um dos domingos mais notáveis para a história francesa foi em 27 de julho de 1214, conhecido como “le dimanche de Bouvines”.

Domenica

Domingo em Italiano

A Itália está historicamente ligada à tradição religiosa do cristianismo e, por conta deste motivo, o Domingo possui uma raiz bastante devocional em sua concepção. Como exemplo desta tendência surge a data comemorativa La domenica in albis, bem como o nome dado a uma comuna localizada na região da Calabria: Santa Domenica Talao.

Sonntag

Domingo em Alemão

Também nomeado como Ruhetag, traduzível por “dia do descanso”, o Domingo na Alemanha é notabilizado pelo quase que completo fechamento do comércio, fato que propicia um incentivo aos passeios em parques públicos ou ainda às reuniões familiares.

日曜日

Domingo em Japonês

Assim como ocorre no Brasil, o Japão tem este ponto da semana como uma data voltada para comemorações específicas; são exemplos disto o Dia dos Pais e o das Mães, que também sempre se dá no segundo domingo do mês de maio. Conhecido como Haha no hi, é tradicional desta festividade presentar as mulheres com um buquê de cravos vermelhos.

Dies Solis

Domingo em Latim

A origem histórica desta denominação no idioma latino está estritamente ligada ao culto pagão que os romanos faziam em homenagem ao deus Sol. Em latim o São Domingos de Gusmão é nomeado de Sanctus Dominicus; além disto, é um dos poucos idiomas que possui diferentes nomenclaturas para uma mesma data.

יום ראשון

Domingo em Hebraico

Este dia é costumeiramente encarado em Israel como o primeiro da semana, onde se reinicia o trabalho após a finalização do recesso. Isto ocorre em virtude das tradições judaícas vinculadas à cultura local que historicamente determinaram o sábado como o dia de descanso oficial.

воскресенье

Domingo em Russo

Ligado à ideia de ressureição, esta data tem na Rússia um sentido bastante relacionado ao repouso enquanto forma de se preparar para as atividades e obrigações subsequentes. Na história deste país há um domingo em específico que representa uma forte marca histórica nacional: 9 de janeiro de 1905. Também conhecido como Domingo Sangrento, este episódio foi um dos prelúdios da revolução russa.

Zondag

Domingo em Holandês

Bastante celebrado no período de Páscoa, o domingo holandês está frequentemente relacionado à ações especiais no campo da cultura e dos costumes cívicos. Um exemplo bastante representativo desta tradição da Holanda é o Autolaze zondag, que sempre cai neste dia da semana, deixando instituído que é proibido sair de carro na rua e incentivando as pessoas à confraternização nos espaço públicos.

Κυριακή

Domingo em Grego

A história grega tradicionalmente apresenta o domingo como uma data especial por conta de seu viés bíblico enquanto “dia do Senhor” e toda a relação com as festividades em torno da Semana Santa. Entretanto, cabe notar que o 25 de março de 1821 também possui bastante relevância, afinal de contas foi nesta data que começou o processo de independência da Grécia.

星期日

Domingo em Chinês

Para a história da China um domingo em especial é bastante fundamental para compreender sua posição no século XXI: 27 de abril de 1969. Foi nesta data que o exército chinês, a mando de Mao Tse-tung, acabou com a Guarda Vermelha, levando o país a uma espécie de anarquia durante o período da Revolução Cultural.

Söndag

Domingo em Sueco

Foi em um domingo, mais precisamente 6 de junho de 1982, que o Dia da Bandeira Sueca passou a se chamar Dia da Suécia, que é atualmente uma das datas festivas mais importantes para o país, pois rememora o reinado de Gustavo I, eleito em 1523.

วันอาทิตย์

Domingo em Tailandês

Anualmente, no último domingo de novembro, os tailandeses realizam a tradicional Festa do Macaco, que consiste em oferecer uma grande quantidade de comida a diversos primatas como uma forma de agradecer pelo turismo.