Dias da Semana em Chinês

A língua chinesa denomina seus dias da semana a partir de um prefixo radical que está presente em todos os nomes: xīng qī. O significado desta expressão é “semana” ou ainda “feira”, como acontece no português. Depois deste termo é colocado um numeral que indica a ordem da respectiva data da semana.

星期一

Segunda-feira em Chinês

O significado deste dia da semana no idioma chinês está baseado na tradução da palavra yī, que quer dizer “um” ou “primeiro”, formando assim o sentido “primeiro dia”.

星期二

Terça-feira em Chinês

O vocábulo èr está associado ao numeral “dois”, portanto, a terça-feira na língua chinesa significa “segundo dia da semana”.

星期三

Quarta-feira em Chinês

A origem deste nome vem do significado de sān, que quer dizer o mesmo que o número “três”. Deste modo, a quarta-feira em chinês significa “dia terceiro”.

星期四

Quinta-feira em Chinês

Este dia da semana na língua chinesa significa o mesmo “quarto dia”, pois sua origem está relacionada à palavra sì, perfeitamente traduzível por “quatro”.

星期五

Sexta-feira em Chinês

A sexta-feira em chinês foi gerada a partir do significado da palavra wǔ, que é o mesmo que “cinco”, formando assim o sentido de “quinto dia da semana”.

星期六

Sábado em Chinês

A palavra liù, que significa “seis”, é a responsável por dar o sentido de “sexto dia” para o sábado na lígnua chinesa.

星期日

Domingo em Chinês

O domingo em chinês possui significados diversos por conta da grande abrangência da palavra tiān, que admite traduções como “dia”, “céu” e “firmamento”. Sendo assim, este dia da semana pode ser compreendido como “o dia” ou ainda “o dia do céu”.