Dias da Semana em Alemão

A língua da alemã denomina sua nomenclatura semanal com base na mitologia nórdica e romana. As referências linguísticas, por sua vez, são procedentes do germânico arcaico, idioma responsável por originar o títulos dos dias da semana, explicando também os seus significados.

Montag

Segunda-feira em Alemão

O título desde dia é uma derivação vinda da expressão Mond-tag, que significa “dia da lua”. A referência contida neste nome está relacionada às divindades lunares adoradas pelos romanos.

Dienstag

Terça-feira em Alemão

Significa “dia de Tyr”, pois está ligado ao deus da guerra Tyr, também chamado de Tiw. Sua forma primitiva está baseada na expressão Diens-tag.

Mittwoch

Quarta-feira em Alemão

Diferentemente dos outros dias da semana na língua alemã, a raiz do termo que designa a quarta-feira está relacionada à locução Mitte der Woche, que quer dizer, literalmente, “meio da semana”.

Donnerstag

Quinta-feira em Alemão

Também pode ser compreendido como Donner-Tag, tradução de “dia de Thor”, em alusão ao deus da mitologia nórdica que está associado aos trovões.

Freitag

Sexta-feira em Alemão

O significado deste dia da semana na língua alemã é “dia de Freya”, pois remete à deusa da fertilidade mencionada na expressão original Freyja-Tag.

Samstag

Sábado em Alemão

A referência neste caso é ao deus romano Saturno, através da locução primitiva Sam-Tag, que pode ser traduzida como “dia de Saturno”.

Sonntag

Domingo em Alemão

Pode ser interpretado como “dia do sol”, referência feita pela origem linguística Sonn-Tag, cuja explicação está identificada com a adoração ao deus Sol pelos romanos antigos.